Achei interessante a lista apontada abaixo:
PORQUE MUITOS NÃO GOSTAM DE FILMES BÍBLICOS DE HOLLYWOOD
- Deus é representado como um ser frio, insensível e tirano.
- A maioria dos filmes bíblicos enfatiza o mérito humano e marginaliza Deus.
- A fidelidade ao texto bíblico é importante para nós. Em uma pesquisa conduzida em 2014 pela American Insights, “a precisão histórica e bíblica é importante” para 79% dos cristãos americanos.
- Fatos, datas e personagens são alterados arbitrariamente nesses filmes. No filme Êxodo, Moisés volta para o Egito apenas nove anos depois de ter saído de lá.
- Alguns filmes apresentam cenas ofensivas e blasfemas, como as de uma suposta imaginação de Jesus sofrendo tentações sexuais em A Última Tentação de Cristo (1988) e a de um Herodes gay dançando e zombando diante de um Jesus frágil em Jesus Christ Superstar (1973).
- Alguns filmes bíblicos de Hollywood podem ser classificados como piores do que muitos filmes não bíblicos.
- Muitos filmes bíblicos dão a falsa impressão de edificar espiritualmente. Os filmes impressionam a consciência humana e, em relação a qualquer um deles, precisamos desenvolver uma postura crítica.
Como cristãos, nós cremos nos relatos da Bíblia como sendo reais e literais, então podemos dizer que estes filmes são baseados em fatos reais. Mas, já diria Daniel Spencer, creio que eles tem mais "baseados" do que fatos reais.
A isto se acrescente as inúmeras tentativas de dar poderes e características divinos aos super-heróis: imortalidade, voar, ler pensamentos, controlar os elementos naturais... Ou seja, de uma forma ou de outra eles tentam nos enredar.
“A igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”, deve resistir à cultura sedutora nos últimos dias, numa época em que muitos se recusam “a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” (2 Timóteo 4:4).
Matéria completa na Revista Adventista
Nenhum comentário:
Postar um comentário